O que é SEO
Antes de sabermos o que é SEO LOCAL é fundamental que tenhamos em mente SEO (Search Engine Optimization), que nada mais é do que a somatória de fatores que ajudarão seu site a ter boas posições orgânicas no Google. Definindo seu negócio, feito um brainstorm de possíveis palavras-chaves é fundamental que o seu site seja otimizado de forma que os algoritmos do Google passem pelo seu site e consigam entendê-lo de forma clara e objetiva. Veja um artigo sobre Guia de SEO para iniciantes, pois neste post iremos falar sobre SEO LOCAL, visto que agora você já tem um breve entendimento sobre o que é SEO e para que serve o SEO LOCAL para empresas.
Veja a Diferença na SERP
O que é SEO LOCAL
A estratégia já é usada há anos por empresas de diferentes segmentos e tamanhos para melhorar o ranking das páginas em sites de busca como Google e outros, aumentando o tráfego do site e as vendas qualificadas, diferentemente de campanhas PPC.
Como fazer uma estratégia de SEO LOCAL
Por que fazer SEO LOCAL
O objetivo é simples! SEO LOCAL é vantajoso e prático para os usuários e empresas se conectarem de forma sazonal ou geograficamente falando.
O SEO LOCAL possibilita atrair clientes qualificados que estão próximos ao negócio, mas que ainda não o conhecia, como turistas por exemplo ou quando se busca um restaurante em Florianópolis – é fundamental que seu site esteja ali, caso você tenha um restaurante em Floripa.
Com o aumento dos acessos à internet através dos dispositivos móveis, consequentemente as buscas através dos mesmos são altas. Diante disso o aumento nos casos de contato é alto e, sem dúvida, as vendas também.
Quanto mais “Farms” você fizer em seu site maiores serão as chances de se conseguir as posições locais que deseja. Isso traz confiança e credibilidade para que novos usuários contatem sua empresa e façam novos negócios.
Primeiramente é fundamental que você tenha em mente a jornada do seu target, quais são suas buscas, formas de busca ou comportamento. Existe o zmot do Google que aborda justamente isso – o momento zero da verdade.
O Google Meu Negócio é um app do Google destinado à Geolocalização. Diante da base de dados coletados durante anos, com essa ferramenta é possível inserir sua empresa dentro do Google Maps de forma mais profissional, tendo um destaque na SERP (resultado apresentado em sua tela). Sempre incentive seus clientes e usuários a recomendarem seu site no Feedback do Google, ajudando assim o ranqueamento.
Não fique restrito somente no Google Meu Negócio, e sim em todas as listas que sua região possui, tendo em vista que isso ajuda a aumentar o PA e DA do seu site (métricas criadas pelo MOZ) para medir a autoridade de um site.